Mobile Button Ícon.

11/06/2023

Por que você não sabe falar inglês ainda?

Você e eu sabemos que a grande maioria dos brasileiros falam inglês muito pouco. Isso deve ser muito confuso, pois somos conhecidos por sermos muito comunicativos. Então a pergunta que não quer calar é: o que temos feito de errado?
Eu te explico o real motivo de tudo isso.

Se você como a grande maioria tenta pegar o máximo de dicas da internet, faz inúmeros exercícios e aprende várias regras, saiba que você está fazendo tudo errado. Mas como assim?
Se você me acompanha nas mídias sociais, deve saber que eu sempre falo sobre teoria e prática. Os dois têm a sua importância, mas nenhum substitui o outro. A grande maioria está na internet absorvendo o máximo de dicas possíveis na e fazendo vários exercícios, achando que um dia isso fará com que se tornem fluentes no idioma. Mas aí eu te pergunto: você aprendeu a falar português só lendo, ou precisou falar com outras pessoas?

As pessoas estão substituindo a prática do dia a dia por uma opção mais confortável, pois não há a necessidade de se expôr, ou pagar “mico”. A internet é uma ferramenta maravilhosa, mas muita gente está usando de maneira prejudicial. Por isso que muita gente acha que morar fora é a solução, mas não é!

Se eu não te contei ainda, fique sabendo que eu aprendi inglês no Brasil, muito antes da mídia social ser algo tão popular e prático para conhecer pessoas. Para você ter uma ideia, ainda existia o extinto Messenger da Microsoft, mais conhecido como MSN. Naquela época eu tentava ao máximo me expôr ao idioma, tentando falar com outras pessoas, mesmo que fosse escrevendo. Eu aprendia a teoria nos livros e tentava usar no meu dia a dia falando sozinho, na internet com outras pessoas e na sala de aula do curso de inglês.

Isso me faz lembrar de quando eu fiz minha primeira entrevista de emprego para professor na Nova Zelândia com a diretora de estudos da Languages International. Nessa conversa falamos como eu tinha aprendido inglês tão bem no Brasil e como os alunos se comportavam no intercâmbio. O que ela me disse é que a grande maioria dos alunos esperavam somente ir na escola e que com um simples passe de mágica estariam falando inglês. Ou seja, nada muito diferente do que acontece no Brasil.

Diferente de outras matérias que estudamos na escola, o inglês é aprendido na prática. Se você não aplica as regras que aprendeu, você só sabe a teoria. E a teoria não faz ninguém fluente. Durante a prática de conversação você cometerá inúmeros erros, que fazem parte de aplicar o que se aprende. Ninguém aprende um idioma sem errar nada ao falar. Errar é tão comum quanto acertar. E você precisa praticar BASTANTE! Nada de falar uma vez sobre um assunto e achar que fez sua parte. Eu também queria que fosse assim, mas não é.

Nós brasileiros temos o privilégio de fazer parte de uma cultura onde falar bastante é muito comum, mas não usamos a nosso favor. Com isso, os erros vão se tornando frequentes devido a falta de prática e se tornar fluente é algo cada vez mais distante. Isso porque o nosso cérebro não consegue entender que uma informação é relevante, se não damos a importância necessária a ela. Quanto mais você pratica, mais fácil será para o seu cérebro entender que é preciso lembrar essas informações.

Se você leu esse post até aqui, tente aplicar tudo o que você aprende falando. Existem inúmeros aplicativos na internet para conhecer pessoas como o Tandem, Omegle, ou até mesmo grupos de Facebook. O que falta mesmo é sair da zona de conforto e aplicar o que se aprende.

E sim, eu sei que você vai falar que muita gente na internet não está afim de nada e que não quer praticar com você. Mas isso faz parte do processo. Você também vai trombar com pessoas de outras nacionalidades interessadas nessa troca de idiomas e isso é o que faz aprende inglês ser tão legal. Aprender um idioma é um processo longo e que deve ser levado com calma, para não desistir da noite para o dia.

Espero que esse post te ajude a refletir.
Compartilhe com quem ainda está nessa jornada.

Thanks
Wagner Camargo
English with Wagner

Índice

Postagens recentes

Compartilhe

Veja também:

plugins premium WordPress